Carregando notícias...

The Economist vs. The Supremo

 

The Economist  vs.  The Supremo

(Imagem: The Economist)

Num debate que chamou a atenção até no exterior, o Supremo Tribunal Federal se pronunciou após críticas da revista britânica The Economist sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro .    

Desde 2024, o The Economist não poupa críticas ao Brasil , apontando que, “ Bolsonaro, um agitador de extrema-direita, completou planejou um golpe para permanecer no poder ”, mas que a democracia brasileira também tem “ outro problema: juízes com poder excessivo ”.  

📰 A publicação : A revista sugeriu que o ex-presidente deveria ser  julgado pelo plenário da Corte , com todos os 11 ministros, e não apenas pelos 5 ministros da Primeira Turma.

📜 A resposta : Luís Roberto Barroso, presidente do STF, defendeu que o julgamento pela turma segue as normas previstas pela Constituição e pela legislação brasileira, não havendo qualquer irregularidade na decisão.  

  • Rebatendo a revista, a nota diz que “ O presidente do Tribunal nunca disse que a corte 'derrotou Bolsonaro'. Foram os candidatos ”.

  • No entanto, em 23/jul, Barroso disse “ Nós derrotamos o bolsonarismo, para permitir a democracia e a manifestação livre ” — e o vídeo voltou a repercutir . Na época, Barroso soltou uma nota se corrigindo .  

O episódio reacendeu o debate sobre os limites de atuação do STF e o papel do Judiciário na política brasileira — agora também sob a lente da imprensa internacional.  

O que mais foi destaque por aqui? 🇧🇷

✅ Link cópia com sucesso!
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال