Um projeto inusitado. Um túnel ferroviário de alta velocidade entre Espanha e Marrocos pode se tornar realidade nas próximas décadas, em um trajeto de 30 km a uma profundidade de quase 500 metros.
O projeto prevê 2 túneis principais para transporte de passageiros e carga, além de um terceiro para manutenção. sob o Estreito de Gibraltar
Os trens circulariam entre 200 e 250 km/h, encurtando a viagem terrestre entre Madri e Casablanca de 12h para cerca de 5h30.
A ideia não é nova: O plano surgiu em 1979 com um acordo bilateral, mas ganhou tração recente com novos estudos de viabilidade conduzidos pelos dois países.
A ideia de conectar o chamado Estreito de Gibraltar mirava a Copa do Mundo de 2030, mas — como uma boa obra — agora mira 2040. Até porque ela envolve escavação profunda e até riscos sísmicos.
Com um custo que pode chegar a € 25 bilhões, o túnel teria capacidade para transportar cerca de 13 milhões de passageiros por ano e um volume semelhante em carga. O comércio e o turismo locais agradecem.
Curiosidade: A Alemanha e a Dinamarca têm um projeto semelhante, de um túnel de 18 km entre os países — mas também só no papel.
Tags
MUNDO