Em publicação feita nas redes sociais nesta quarta-feira (10), o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP) , destacou publicamente sua gratidão ao ex-presidente da Alerj e atual secretário especial do Governo Federal, André Ceciliano (PT) , pelo apoio institucional que tem fornecido à gestão campista junto com a esfera federal.
"Obrigado mais uma vez amigo André Ceciliano pelo diálogo e por abrir as portas no Governo Federal. A política se faz assim, com responsabilidade e compromisso, independente de bandeiras políticas e/ou partidárias." — escreveu Wladimir, em suas redes.
A fala do prefeito evidenciou um movimento de integração política estratégica, baseado no diálogo entre diferentes campos ideológicos , algo ainda raro no atual cenário nacional. Mesmo filiado aos Progressistas (PP), Wladimir tem mantido uma relação próxima com figuras-chave do governo Lula, buscando viabilizar projetos e destravar recursos federais para Campos.
Alianças Institucionais Acima de Siglas
André Ceciliano, que hoje ocupa um posto de destaque na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, tem sido o principal elo entre as prefeituras fluminenses e os ministérios do Governo Federal. A colaboração com Wladimir é reflexo de uma atuação que valoriza a cooperação institucional, acima de divisões partidárias.
A boa relação entre ambos já se manifestou em agendas anteriores. Desde 2023, Wladimir tem participado de reuniões em Brasília com Ceciliano para tratar de temas como infraestrutura urbana, recuperação de estradas, modernização de polos logísticos e coleta de recursos para saúde e educação.
Campos no Radar Federal
O resultado dessa articulação é sentido na prática: Os campos têm conquistado espaço no cenário federal, viabilizando investimentos e acelerando a tramitação de projetos antes de travados por entraves burocráticos. O bom trânsito de Wladimir em Brasília mostra um trunfo para a administração municipal, especialmente em tempos de escassez de recursos.
Em um momento de polarização política , a mensagem do prefeito de Campos ecoa como exemplo de maturidade institucional. Para Wladimir, construir pontes é mais importante do que erguer muros.