A não-trégua de Páscoa, Trump com 51% de desaprovação na economia e mais
(Imagem: Saul Loeb | AFP)
Cesar-fogo contestado . Zelensky acusou a Rússia de violar a trégua de Páscoa com mais de 380 ataques desde sábado. Moscou nega e diz que foi a Ucrânia quem rompeu o acordo com drones e bombardeios. Proposta de extensão a trégua por 30 dias segue sem avanço.
Canadá desistiu de retaliar . O governo de Mark Carney abandonou a ideia de aplicar tarifas “dólar por dólar” contra os EUA. A decisão foi tomada para evitar prejuízos para empresas locais, como montadas, que agora estão isentas das tarifas. Até agora, em resposta, o Canadá já tarifou US$ 43 bilhões em produtos americanos.
Corte . O Banco Central Europeu controla os juros para 2,25% — incentivo ao incentivo à atividade econômica — diante da escalada nas tarifas iniciadas por Trump. O BCE alertou que a guerra comercial tem freado investimentos e deixou consumidores mais cautelosos.
Aposta verde em crise . A Airbus freou seu projeto de jato movido a hidrogênio , investindo após mais de US$ 1,7 bilhão. O fabricante determinou o orçamento do projeto em 25% e adiou a promessa de uma emissão com emissão zero, com novos planos que podem ser adiados por até 10 anos.
Protestos e crise econômica . Trump enfrentou seu pior índice de aprovação econômica , com críticas à gestão das tarifas, inflação e gastos públicos, gerando descontentamento até entre republicanos. Inclusive, milhares foram às ruas, em cidades diferentes, em mais um fim de semana de protestos contra medidas do governo — como deportações e cortes no funcionalismo.