A Voz de Campos RJ Logo
Carregando notícias e informações...

Governo quer plano de saúde popular como vitrine de 2025

 

Governo quer plano de saúde popular como vitrine de 2025

(Imagem: Ricardo Stuckert | Presidência da República)

🩺 Saúde por assinatura.  O governo Lula está elaborando um plano popular que custaria até R$ 100 por mês . A proposta é: ampliar o acesso a exames e consultas, mas sem sobrecarregar o SUS. 

  • Contextualizando:  A medida faz parte de um pacote de parcerias com o setor privado que o governo deve apresentar em breve — o Estado entrando como facilitador e empresas do setor ampliando a cobertura.

A ideia é aliviar a fila do SUS e atrair parte da população que hoje está desassistida, ou que paga caro em planos de saúde tradicionais. Já estima-se que a proposta possa alcançar até 50 milhões de brasileiros.   

O outro lado:  Mesmo não sendo nada oficial, os rumores já causaram críticas da oposição. A principal delas é que o foco deveria estar em melhorar a qualidade do sistema público, uma vez que é dever do governo dar acesso gratuito à saúde de qualidade.

Fora isso, há quem diga que a medida vai deixar o sistema público ainda mais fragilizado , pois viraria plano B para quem não pode pagar nem R$ 100. 

O plano deve incluir consultas, exames básicos e uma cobertura mínima, em modelo ainda em estudo. A pressa é grande: o governo quer apresentar o pacote de saúde como um dos carros-chefes de 2025. 

Zoom out:  Hoje, são mais de 52 milhões de brasileiros com planos privados de saúde — ou seja, uma nova proposta poderia dobrar esse número. Ainda não está claro quem vai subsidiar os custos, quais empresas irão aderir ou que tipo de serviço será garantido. Cenas dos próximos capítulos.   

✅ Link cópia com sucesso!
Postagem Anterior Próxima Postagem
 A VOZ DE CAMPOS RJ.